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Search Engine Optimization

Olá, meu nome é Marcio Fernandes, sou Senior Partner na Rankme, trabalho com SEO desde 2003 e tive a oportunidade de gerenciar centenas de projetos que geraram bilhões de faturamento para os nossos clientes.

Investi muito tempo na criação desse conteúdo para garantir que você entenda absolutamente tudo sobre SEO de forma extremamente clara e objetiva.

Fique tranquilo, não criei um conteúdo grande e chato como você já deve ter visto por ai.

Você vai compreender que não é necessário uma grande quantidade de palavras chave para melhorar o seu ranqueamento orgânico. O objetivo aqui é explicar exatamente o que você precisa entender, afinal de contas, estou escrevendo para você e não para os algoritmos de busca. Sem enrolação, direto ao ponto, só o que interessa!


SEO Não é o Que Você Está Pensando

O SEO existe para toda e qualquer busca que se possa imaginar, até porque, se existe uma "Search Engine", existe uma otimização para ela!

Tenho certeza de que você já pesquisou um produto, imagem ou notícia. Já imaginou como funcionam os buscadores dentro das redes sociais? E as buscas internas de um e-commerce, loja de aplicativos ou até mesmo de um sistema interno de uma empresa?

Não disse que valia a pena essa provocação? Esses exemplos mostram que o SEO vai além dos limites tradicionais abordados na internet, e é indispensável a adaptação das suas estratégias de otimização às particularidades de cada tipo de busca.

Ainda acha que o SEO existe apenas para o Google? Confira abaixo alguns dos serviços prestados pela Rankme e compreenda que as otimizações vão muito além do que você encontra na internet.

Pesquisas Realizadas em um E-commerce

Imagine um e-commerce trazer o produto perfeito logo na primeira posição da página de busca. Sabemos que isso pode ser a diferença entre realizar uma venda ou não.

A relevância é tão grande para alguns usuários que muitos preferem começar suas buscas dentro dos marketplaces e e-commerces ao invés do Google.

Otimizações para as Redes Sociais

As novas gerações estão acostumadas a buscar informações através das redes sociais e não pelo Google.

Ser visto por uma quantidade maior de pessoas depende da forma como você otimiza as palavras-chave, hashtags e as estratégias de engajamento com o seu público.

ASO, O SEO dos Aplicativos

Você já se perguntou porque é tão difícil encontrar um aplicativo de nicho enquanto grandes marcas, produtos ou serviços são priorizadas pelas lojas de aplicativos?

Nome, descrição, comentários e avaliações funcionam como fatores de ranqueamento para a Apple e Play Store.

Buscas dos Sistemas Internos

Otimizar as buscas internas de um sistema garante a entrega das informações corretas em menos tempo. O que isso pode fazer pela produtividade do seu time?


Algoritmos de Busca: Do Início aos Dias Atuais

Alguns anos depois, em 1995, o Brasil começou a explorar a internet comercial. Nesse período apenas pesquisas básicas eram realizadas através do Cadê (primeiro buscador brasileiro), Altavista, Elefante, AOL, Yahoo, entre outros.

A maioria dos buscadores não conseguiu acompanhar o nível de sofisticação que hoje parece antecipar nossas necessidades. Para exemplificar, trouxemos uma cronologia dos pontos mais importantes na evolução dos algoritmos do Google.

Início dos Anos

90

O Surgimento de um Gigante

1996

Manipulações &Penalizações nos Anos

2000

Mobile Friendly & RankBrain 2015

2015

BERT & E-E-A-T

2019

Core Web Vitals & Inteligência Artificial

2020


Mas e Agora: Como Fica o Futuro?

Nos próximos anos os algoritmos deverão prever as necessidades dos usuários, equilibrando inovação com privacidade e ética, mas não se engane, essa evolução não para por aqui. O movimento é constante, prometendo um futuro onde a personalização e a eficiência definem as regras.


Banner Google

O que Realmente Importa para os Mecanismos de Busca

Após analisar centenas de projetos de SEO, conclui que existem diretrizes, princípios e conceitos que são universais.

Por isso, se o seu objetivo é chegar nas primeiras posições, você precisa conhecer e dominar cada dos 4 pilares essenciais do SEO:

Conteúdo

Crie um conteúdo relevante que promova uma experiência envolvente com o seu público. Você deve ser uma autoridade nos assuntos que deseja abordar.

Cada vez mais os algoritmos de busca serão criteriosos levando em consideração a expertise, experiência, autoridade e confiabilidade dos autores sobre cada um dos conteúdos disponibilizados.

A informação nua e crua não é mais o suficiente!

Leia mais

Tecnologia

Invista mais em tecnologia para garantir a melhor performance, segurança e acessibilidade para a sua audiência.

Lembre-se que a internet é um lugar inclusivo. Pessoas de diversas idades, classes sociais e com necessidades especiais podem acessar o seu projeto.

Portanto, a tecnologia deve ser inclusiva para pessoas, dispositivos, sistemas operacionais e softwares como os browsers e leitores de tela.

Leia mais

Autoridade

Amplie a sua autoridade através de uma assessoria de imprensa digital que construa backlinks de fontes seguras e respeitáveis.

Não se esqueça que hoje a autoridade vai muito além de uma boa estratégia de Link Building e se correlaciona diretamente com a criação de conteúdos E-E-A-T.

Percebe como tudo está conectado?

Leia mais

Experiência

Estimule um processo de melhoria contínua na arquitetura de informação, design de interfaces e interação.

Mantenha um projeto rápido, estável, seguro, com conteúdo de qualidade, referências internas e externas que, em conjunto, garantam a melhor experiência possível para a sua audiência.

Enfim, Construa uma internet melhor!

Leia mais
Estampa SEO

Como Garantir que Tudo foi Otimizado

Lembre-se que ao longo desse conteúdo minha intenção é apenas introduzir os assuntos de forma sucinta. Portanto, caso queira aprofundar seus conhecimentos, acesse os links abaixo:

“Give me six hours to chop down a tree and I will spend the first four sharpening the axe”

Abraham Lincolm

Quem pensa somente nas otimizações para os mecanismos de busca está destinado a fracassar, afinal de contas, um projeto de SEO bem planejado deve ter como foco as pessoas. Isso é o que chamamos de SEO Future-Proofing!

Não se esqueça: No final, é tudo sobre as pessoas!

Planejamento da Arquitetura

Defina uma arquitetura que sirva de base para a indexação do seu projeto de SEO. Um bom planejamento auxilia tanto a navegação dos usuários quanto dos mecanismos de busca. URLs lógicas e a forma como categorias, subcategorias, tags e filtros se correlacionam são extremamente importantes.

SEO On Page

Garanta que toda a sua página esteja otimizada. A maioria das pessoas concentram seus esforços na qualidade do conteúdo e html, no entanto, outros elementos como a segurança e a forma como frontend e o backend foram implantados importam.

SEO Off Page

Construa backlinks de qualidade para fortalecer a sua autoridade e mostrar aos mecanimos de busca que você é uma fonte confiável. Partipe ativamente das redes sociais, comunidades, fóruns tornando-se uma referência no seu nicho.

Invista em uma assessoria de imprensa especializada para melhorar a sua estratégia de SEO Off Page!

SEO Técnico

Faça melhorias constantes na semântica do html, acessibilidade e tudo o que envolva os webstandards definidos pela W3C, mas não se esqueça que o SEO Técnico vai além das otimizações de frontend.

Para garantir que o SEO Técnico seja executado de forma exemplar, é necessário uma equipe multidisciplinar como: Arquiteto de Software, Infraestrutura, Frontend, Backend e DBA.

Essa equipe auxiliará na configuração e análise constante do Search Console, na criação de sitemaps, robots.txt e outras questões mais complexas como: segurança, performance na aplicação, servidores e banco de dados.

Sinais Sociais

Amplie sua presença social. Ela diz muito sobre você! Um engajamento positivo melhora a interação, credibilidade e posicionamento da marca. Repare que os Sinais Sociais estão ligados diretamente com a sua estratégia de SEO Off Page.

E-E-A-T (Expertise, Experience, Authority and Trust)

Mantenha o foco na qualidade dos conteúdos. Essa sempre foi uma preocupação dos mecanismos de busca, que se tornam cada vez melhores em identificar a expertise, experiência, autoridade e confiança de quem os produziu.

UX & UI Design

Utilize duas expertises fundamentais para promover a melhor experiência no seu projeto:

  • UX User Experience: pesquisa, planejamento, arquitetura de informação e definição das funcionalidades que facilitam a navegação;
  • UI User Interface: forma, cor, semiótica, gestalt, teoria da percepção e usabilidade que melhoram a ergonomia e o design de interfaces;

Ética no SEO

Caso queira aprofundar seus conhecimentos em cada um dos conceitos abordados, acesse os links abaixo:

Os termos White e Black Hat vêm dos filmes de velho oeste americanos, em que o personagem que não segue as leis usa um chapéu preto e o xerife, um chapéu branco.

Trabalho com SEO desde 2003 e posso afirmar que toda fonte de tráfego também é uma fonte de receita.

Quanto maior o tráfego em um e-commerce, mais vendas são realizadas, quanto maior a audiência de um portal, maior a renda com os anúncios tanto no seu site como nas redes sociais.

Se toda fonte de tráfego está correlacionada diretamente com a receita, fica fácil compreender porque as pessoas procuram por atalhos e técnicas questionáveis.

White hat

O caminho do bem! O White Hat são as diretrizes recomendadas pelos motores de busca. O foco deve ser sempre o usuário.

Grey Hat

Na maioria das vezes, as estratégias consideradas como Grey Hat não são proibidas de forma explicita pelos buscadores, mas flertam com os limites do aceitável. Imagine uma zona cinzenta que fica entre a ética (White Hat) e o que é penalizado (Black Hat).

Black Hat

O lado sombrio do SEO! O Black Hat são estratégias utilizadas para manipular os algoritmos de busca de forma antiética.