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Off-Page SEO: O que é, Como Impacta e Como Fazer

Dados do Autor e da Publicação


Se você é analista de SEO, com certeza ouviu falar das otimização Off-Page.

Se for sua primeira vez pesquisando, não se preocupe! No final desse conteúdo, você compreenderá sobre:


Antes de Começar

Caso tenha dúvidas, aprofunde seus conhecimentos em SEO, do básico ao avançado, e saiba tudo sobre cada termo técnico.


O que é SEO Off Page

A tradução literal é “fora da página”. Isto é, todas as otimizações que que não estão sob a sua gestão direta e que buscam melhorar a autoridade e presença digital, trazendo mais relevância e reconhecimento.

Como Funciona o Off-page SEO

Imagine que as estratégias Off-Page funcionam como recomendações e indicações. Para que fique claro, esse é o passo a passo de como essas otimizações irão te ajudar a conseguir melhores ranqueamentos:

  1. Referências são criadas por fontes com autoridade e credibilidade.
  2. Os rastreadores encontram as diversas referências de qualidade, que funcionam como verdadeiras recomendações de conteúdo.
  3. Os algoritmos ao comparar os possíveis resultados de busca, concluem que suas páginas possuem mais recomendações de qualidade e, portanto, mais autoridade.
  4. A otimização de um dos principais pilares de SEO promove a melhora dos seus ranqueamentos

Qual é a Importância do SEO Off-Page

Tendo entendido a relação entre SEO Off-Page e autoridade, saiba que neste pilar estão importantes fatores de ranqueamento para qualquer algoritmo. E a razão disso é: são elementos que não estão sob nosso controle.

Ter a melhor tecnologia, conteúdo e experiência depende apenas da sua capacidade de construir um produto digital. Por outro lado, receber referência e recomendações não é algo tão acessível.

Perceba como essa lógica é bem semelhante a seu dia a dia: ao buscar por qualquer prestação de serviço ou produto, por exemplo, as recomendações que recebe de pessoas com credibilidade e conhecimento sobre serão fundamentais no seu processo de decisão, correto?

O que Influencia o SEO Off-Page

Embora não haja um índice com todos os fatores de ranqueamento, com nossos anos de experiência pudemos elaborar uma lista de itens que vão influenciar seu projeto na área de SEO Off-Page:

  • Backlinks de qualidade: links apontados por fontes com credibilidade e autoridade sobre o assunto abordado.
  • Textos âncora relevante e descritivo: são os textos que aparecem em um hiperlink de forma clara e descritiva.
  • Quantidade e diversidade de domínios referenciados: dão a credibilidade necessária para o seu site levando em consideração a autoridade do domínio de quem o cita. 
  • Redes sociais: uma presença social ativa ajuda seu projeto a alcançar um público mais amplo e aumentar sua visibilidade.
  • Menções da marca: são referências online da sua marca e produto, aparecendo em reviews, artigos, postagens em redes sociais.
  • Comentários e avaliações: recursos orgânicos que servem para atrair confiança por meio de feedbacks de usuários.
  • Idade do domínio: é referente a quanto tempo o domínio está ativo.
  • Localização geográfica dos backlinks: links que apontam para o seu site a partir de páginas externas que compartilham sua localização geográfica.
  • Padrão de crescimento dos backlinks: é referente ao ritmo e a maneira como os backlinks que apontam para seu projeto web são adquiridos ao longo do tempo.
  • Atualizações das ferramentas de busca: mudanças que servem para melhorar a maneira como os buscadores avaliam os domínios em geral.
  • Reputação online: é a visão pública dos usuários e portais externos referente ao seu projeto web.
  • Links Nofollow e Dofollow: os links externos apontados para seu site podem ter configurações e importâncias diferentes para o SEO Off-page.
  • Link Building: conjunto de técnicas de SEO destinadas a criar uma rede de links apontando para uma página, com o objetivo de aumentar o tráfego e reforçar sua relevância.
  • Consistência das informações locais: é a uniformidade das informações atualizadas sobre o seu negócio em diretórios online como Google Meu Negócio, Yelp e outros.

Como Fazer SEO Off-page

Depois da teoria, vamos te apresentar como implementar essas otimizações. Elaboramos um roteiro com 5 práticas fundamentais abaixo:

  • Analise os perfis de backlinks e autoridade dos domínios do seu segmento para identificar oportunidades e ameaças. Ferramentas como Ahrefs, MOZ e Semrush poderão ser úteis.
  • Participe ativamente das redes sociais para promover seu conteúdo e interagir com seu público-alvo em busca de mais referências.
  • Busque oportunidades de guest posting em portais de conteúdo relevantes do seu nicho.
  • Invista em relações públicas online especializadas em garantir menções em portais de notícias e blogs com autoridade no seu segmento.

O que Não Fazer em Off-Page SEO

Tão importante como saber o que deve ser feito, é saber o que estamos proibidos de fazer: Gray e Black Hats de SEO.

Quais são as Diferenças entre Off-Page e On-page SEO

Além das otimizações que ocorrem fora das suas páginas e domínios, existem também as otimizações internas. Aquelas que passam pelos pilares de tecnologia, conteúdo, autoridade e experiência

Faça a leitura dos conteúdos abaixo para aprofundar seus conhecimentos em relação a essas estratégias:


Conclusão

Agora que você já compreende que as otimizações Off-Page interferem diretamente na autoridade, fica mais claro entender a importancia desse pilar. Para ter uma estratégia SEO bem sucedida é imprescindível utilizar as práticas recomendadas nesse material.

Esperamos que tenha evoluído suas percepção sobre SEO Off-Page e como interfere nas demais áreas.

Conte conosco, porque só o primeiro lugar interessa!