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Black Hat: O que é e Como Evitar

Dados do Autor e da Publicação


Todo analista de SEO já conhece as estratégias de Black Hat e as promessas de melhora rápida na classificação dos resultados de busca.

Se é a primeira vez que você está lendo sobre esse conceito, entenda porque não recomendamos o uso dessas estratégias.


Antes de Começar

Caso tenha dúvidas, aprofunde seus conhecimentos em SEO, do básico ao avançado, e saiba tudo sobre cada termo técnico.


O que é Black Hat

Black Hat é um conjunto de estratégias que violam as diretrizes e condutas definidas pelos mecanismos de buscas.

As Principais Estratégias de Black Hat

Entendemos os riscos existentes e reiteramos que essas estratégias não devem ser utilizadas em hipótese alguma. Ainda assim, é importante que você conheça ao menos as mais comuns, para que possa melhorar o entendimento e impedir que sejam penalizadas pelos buscadores.

Doorway Pages ou Gateway Page

As Doorway Pages são criadas com o objetivo de ranquear conteúdos sem valor ou que expõem os usuários a riscos. As duas principais estratégias utilizadas são:

  • Cloaking:
    • O que é: a mesma página apresenta um conteúdo para os motores de busca e outro para os demais visitantes.
    • Por que é penalizado: a avaliação dos fatores de ranqueamento se dá em elementos distintos dos visualizados pela audiência.
    • Atualização do Google: Panda e Penguin.
  • Sneaky Redirects (Redirecionamentos Rasteiros):
    • O que é: mecanismos de buscas são direcionados a uma página otimizada, enquanto os usuários são redirecionados para uma sem relevância ou maliciosa.
    • Por que é penalizado: a avaliação de fatores de ranqueamento se dá em local diferente da navegação do usuário.
    • Atualização do Google: Panda e Penguin.

Atenção! A construção de paywall (popups de bloqueio de tela) é autorizada e não configura cloaking, mas deve ser executada conforme as diretrizes da documentação dos buscadores.

Link Farms ou Private Blog Networks (PBN)

  • O que é: grupo de domínios criados ou comprados para gerar backlinks.
  • Por que é penalizado: aumenta artificialmente a percepção de autoridade com a construção de backlinks artificiais.
  • Atualização do Google: Penguin.

Unrelated Keywords

  • O que é: uso intencional e recorrente de palavras-chave sem correlação com o tema central do conteúdo.
  • Por que é penalizado: indexa páginas que não atendem às buscas dos usuários.
  • Atualização do Google: Panda.

Excesso de Palavras-chave (Keyword Stuffing)

  • O que é: repetição exagerada de palavras-chave ao longo do conteúdo.
  • Por que é penalizado: aumenta a relevância para determinado termo através do critério quantitativo, sem que haja uma melhora qualitativa no conteúdo para o usuário.
  • Atualização do Google: Florida.

Link Exchange

  • O que é: domínios com troca de links em larga escala.
  • Por que é penalizado: aumenta artificialmente a percepção de autoridade com a construção de backlinks artificiais.
  • Atualização do Google: Jagger Update.

Spam em Comentários

  • O que é: publicação de links não solicitados em seções de comentários ou fóruns.
  • Por que é penalizado: aumenta artificialmente a percepção de autoridade com a construção de backlinks artificiais.
  • Atualização do Google: Penguin.

Article Spinning

  • O que é: geração de conteúdo em larga escala a partir de métodos automatizados ou inteligências artificiais que não resultam em conteúdos de qualidade para o usuário.
  • Por que é penalizado: Aumenta a quantidade de resultados de busca sem agregar valor para os usuários ou através de plágio.
  • Atualização do Google: Panda.

Porque não Devemos Utilizá-las

Penalidades graves como a desindexação de um página ou domínio podem ser aplicadas para impedir que essas práticas se tornem comuns. 

Não pense que você é mais esperto que o Google!

Os algoritmos de busca evoluem cada vez mais rápido e qualquer forma de manipulação é passível de punição. 

Fui Penalizado, o que Fazer?

Na maioria das vezes é possível recuperar uma página ou domínio penalizado por utilizar estratégias de Black Hat. 

Basta remover as possíveis más práticas e solicitar um pedido de reconsideração para as principais ferramentas de busca utilizadas pela sua audiência.

Recomendamos fortemente que você procure uma empresa especializada em SEO para analisar o cenário e tomar as melhores decisões.

Por outro lado, se tiver confiança em seguir por conta própria, siga esse passo a passo:

  1. Procure pelas notificações na central de mensagens do Google Search Console ou equivalente em outro buscador;
  2. Revise as páginas do seu domínio em busca de possíveis práticas questionáveis;
  3. Altere ou remova qualquer prática que possa violar as diretrizes dos mecanismos de busca;
  4. Solicite uma avaliação detalhando as mudanças realizadas. No caso do Google, há uma área destinada a pedidos de reconsideração.

Diferenças entre White Hat, Gray Hat e Black Hat

Conforme vimos, qualquer estratégia de Black Hat viola diretamente as diretrizes dos motores de busca. Já o White Hat consiste na utilização de práticas recomendadas e aprovadas pelos buscadores, enquanto que as estratégias Gray Hat encontram-se em uma área cinzenta, que não são explicitamente proibidas, mas que são questionáveis.


Conclusão

A certeza da punição desencoraja fortemente o uso de qualquer estratégia de manipulação. Se você pretende construir um projeto a longo prazo, reiteramos fortemente que nenhuma estratégia de Black Hat deve ser utilizada nas suas páginas ou domínios.

A maioria dos profissionais de SEO pensam da mesma forma. Afinal de contas, o nosso principal objetivo como especialistas na área é a construção de uma internet melhor.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a compreender melhor o Black Hat.

Um forte abraço!