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Gray Hat: O que é e Técnicas Comuns

Dados do Autor e da Publicação


Para você analista de SEO mais experiente, as técnicas de Gray Hat são amplamente conhecidas, certo? Muitas vezes as brechas existentes nas diretrizes dos mecanismos de busca são utilizadas em projetos de SEO com intuito de acelerar os resultados.

E até para quem nunca ouviu falar desse tipo de prática, ao final desse conteúdo você será capaz de aprender tudo sobre:


Antes de Começar

Caso tenha dúvidas, aprofunde seus conhecimentos em SEO, do básico ao avançado, e saiba tudo sobre cada termo técnico.


O que é Gray Hat

O Gray Hat é um conjunto de práticas que não seguem à risca as diretrizes dos motores de busca, mas não ferem diretamente as regras como as atividades de Black Hat. Importante ressaltar que todo time da Rankme recomenda fortemente para os seus clientes que não as utilizem em seus projetos.

Como o Gray Hat Interfere no SEO

Agora que você entendeu a definição clara de Gray Hat, cabe entender como essas atividades podem interferir no SEO do seu projeto. Embora elas possam proporcionar um aumento rápido nos rankings, o uso recorrente acompanha o risco de penalizações.

Entenda como as principais práticas de Gray Hat podem interferir no SEO:

  • Risco de penalidades: as penalizações em SEO referem-se a ações tomadas pelos motores de busca contra sites que violam suas diretrizes. O objetivo é garantir que os resultados de busca permaneçam úteis, relevantes e justos para os usuários.
  • Flutuações de ranking: isso ocorre porque o ranqueamento pode ser impactado pelas atualizações de algoritmo, tornando os resultados obtidos menos previsíveis e estáveis em comparação com as práticas de White Hat SEO.
  • Dano à reputação: sua reputação pode ficar marcada tanto com os usuários quanto com os mecanismos de busca. Os usuários estão cada vez mais conscientes das práticas éticas online e podem se distanciar de sites que parecem manipular seus rankings de forma injusta.
  • Custo a longo prazo: mesmo com possíveis ganhos de curto prazo, seu projeto pode ter custos a longo prazo, incluindo a necessidade de investir em SEO adicional para recuperar de penalidades, além da possível perda de tráfego orgânico e confiança dos usuários. Por isso recomendamos fortemente que não sejam utilizadas.
  • Estratégia não sustentável: o uso de Gray Hat SEO desvia o foco de construir uma estratégia de SEO sustentável e orientada para o usuário. Técnicas de White Hat SEO, como a criação de conteúdo de alta qualidade e a melhoria da experiência do usuário, são mais propensas a resultar em sucesso a longo prazo.

É importante estar sempre atento às atualizações do Google, já que o que hoje é visto como Gray Hat pode passar a ser considerado Black Hat nas próximas atualizações.

Diferenças entre White, Gray e Black Hat SEO

Enquanto o White Hat consiste em práticas recomendadas e aprovadas pelos buscadores, as estratégias Gray Hat encontram-se em uma área cinzenta, que não são explicitamente proibidas, mas que são questionáveis.

Já as técnicas Black Hat violam diretamente as diretrizes dos motores de busca, manipulando os resultados das SERPs.

Técnicas Gray Hat mais Comuns

Ficou claro que não existe um consenso bem definido sobre quais técnicas se enquadram como Gray Hat e quando as práticas tornam-se de Black Hat, certo? A confusão é comum porque existem interpretações diferentes das mesmas diretrizes dos motores de busca.

Separei abaixo as técnicas Gray Hat mais utilizadas desde quando comecei a trabalhar com SEO em 2003.

Troca de Backlinks

Obter backlinks de forma natural e orgânica é um processo longo e trabalhoso. Por isso, muitos analistas optam por entrar em contato com os responsáveis de sites diferentes e pedir para realizar uma troca de links entre os dois domínios ou até mesmo pagar para ser referenciado.

Apesar de não ser proibido, os motores de busca não recomendam a troca ou compra de links, pois as referências externas devem ser adquiridas de forma natural, sem a interferência direta dos donos dos domínios.

Entenda como um trabalho de assessoria de imprensa digital pode melhorar a autoridade do seu projeto de SEO respeitando as práticas White Hat!

Compra de Domínios Expirados

Domínios precisam de manutenção para que se mantenham indexados e, por falta de pagamento ou abandono do projeto, muitos domínios expiram. Essa técnica de Gray Hat se baseia na compra desses domínios expirados para se beneficiar do Domain Authority.

Após comprá-los, os analistas decidem se vão fazer redirecionamentos 301 de todas as URLs desse domínio ou se vão republicar o conteúdo já existente e tentar “trazer de volta à vida”, para gerar backlinks para o projeto original.

Produção de Conteúdo Automatizada

Produzir conteúdo de qualidade é um processo trabalhoso e que demanda tempo. Tendo isso em mente, alguns analistas e gerentes de SEO decidem gerar conteúdos genéricos através de inteligência artificial, sem passar por uma análise de qualidade.

Apesar de ser uma prática desencorajada, ainda é muito difícil provar que um redator usou exclusivamente IA para a produção de um conteúdo. Geralmente a qualidade é duvidosa e não ajudam os usuários.

Spinning de Artigos

A prática de utilizar ferramentas automatizadas para gerar múltiplas versões de um conteúdo já existente é conhecida como spinning de artigos. Apesar de parecer uma forma eficiente de criar conteúdo em grande quantidade, frequentemente essa estratégia resulta em textos de qualidade questionável.


Conclusão

Apesar dos vários riscos evidenciados ao longo desse conteúdo, muitos profissionais de SEO ainda utilizam as técnicas de Black Hat para melhorar artificialmente os resultados orgânicos dos seus projetos.

Na RANKME, recomendamos que as técnicas citadas ao longo do artigo e qualquer outro tipo de técnica semelhante não sejam utilizadas pelos nossos clientes. Nossos esforços são sempre concentrados em construir algo fora da curva e relevante para os usuários com estratégias de longo prazo.

Não existe caminho fácil. A base do SEO é a construção de uma internet melhor.