Ficou claro que não existe um consenso bem definido sobre quais técnicas se enquadram como Gray Hat e quando as práticas tornam-se de Black Hat, certo? A confusão é comum porque existem interpretações diferentes das mesmas diretrizes dos motores de busca.
Separei abaixo as técnicas Gray Hat mais utilizadas desde quando comecei a trabalhar com SEO em 2003.
Troca de Backlinks
Obter backlinks de forma natural e orgânica é um processo longo e trabalhoso. Por isso, muitos analistas optam por entrar em contato com os responsáveis de sites diferentes e pedir para realizar uma troca de links entre os dois domínios ou até mesmo pagar para ser referenciado.
Apesar de não ser proibido, os motores de busca não recomendam a troca ou compra de links, pois as referências externas devem ser adquiridas de forma natural, sem a interferência direta dos donos dos domínios.
Entenda como um trabalho de assessoria de imprensa digital pode melhorar a autoridade do seu projeto de SEO respeitando as práticas White Hat!
Compra de Domínios Expirados
Domínios precisam de manutenção para que se mantenham indexados e, por falta de pagamento ou abandono do projeto, muitos domínios expiram. Essa técnica de Gray Hat se baseia na compra desses domínios expirados para se beneficiar do Domain Authority.
Após comprá-los, os analistas decidem se vão fazer redirecionamentos 301 de todas as URLs desse domínio ou se vão republicar o conteúdo já existente e tentar “trazer de volta à vida”, para gerar backlinks para o projeto original.
Produção de Conteúdo Automatizada
Produzir conteúdo de qualidade é um processo trabalhoso e que demanda tempo. Tendo isso em mente, alguns analistas e gerentes de SEO decidem gerar conteúdos genéricos através de inteligência artificial, sem passar por uma análise de qualidade.
Apesar de ser uma prática desencorajada, ainda é muito difícil provar que um redator usou exclusivamente IA para a produção de um conteúdo. Geralmente a qualidade é duvidosa e não ajudam os usuários.
Spinning de Artigos
A prática de utilizar ferramentas automatizadas para gerar múltiplas versões de um conteúdo já existente é conhecida como spinning de artigos. Apesar de parecer uma forma eficiente de criar conteúdo em grande quantidade, frequentemente essa estratégia resulta em textos de qualidade questionável.