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On-Page SEO: O que é e Como Definir as Melhores Estratégias Para o seu Projeto

Dados do Autor e da Publicação


Um bom analista de SEO sabe o quão importante as práticas On-Page são para uma estratégia bem sucedida de otimização.

Caso seja sua primeira vez lendo sobre o assunto, fique tranquilo, ao longo deste material você descobrirá tudo que precisa saber:


Antes de Começar

Caso tenha dúvidas, aprofunde seus conhecimentos em SEO, do básico ao avançado, e saiba tudo sobre cada termo técnico.


O que é SEO On-Page

SEO On-Page, no português “SEO dentro da página”, é a otimização dos elementos internos, ou seja, inseridos em sua página. Para isso, qualquer um dos 4 pilares (conteúdo, tecnologia, autoridade e experiência) poderá ser beneficiado com o objetivo de melhorar o ranqueamento nos resultados de pesquisa.

Diferença de On-Page SEO X Off-Page SEO

Agora que você sabe que On-Page trata de elementos internos, é natural concluir que as otimizações Off-Page focam nos externos. Embora sejam indicadores que não conseguirá interferir diretamente, existem diversas técnicas que podem contribuir para isso e aumentar a sua autoridade.

Saiba mais sobre SEO Off-page acessando o conteúdo completo que separamos para você!

Entenda a Importância do SEO On-Page

As otimizações dessa área podem resultar em melhorias em qualquer um dos 4 pilares, diferentemente das Off-Page que são focadas em autoridade. Logo sua importância está em possibilitar a melhoria de diversos fatores de ranqueamentos, os quais somados resultarão na melhora da sua visibilidade orgânica.

Quer saber mais sobre os pilares de SEO, acesso nossos conteúdos sobre:

Fatores que podem influenciar o On-Page SEO

Como você já entendeu o que é o SEO On-Page e compreendeu sua importância, conheça os principais  fatores que, uma vez otimizados, podem influenciar positivamente o seu projeto e elevar seu ranqueamento:

  • Título da página (Title Tag): elemento HTML que define o título da página, exibido na barra de título do navegador e em destaque nos resultados de busca.
  • Meta descrição (Meta Description): elemento HTML que resume o conteúdo de uma página, sendo exibido nos resultados de pesquisa.
  • Headings (H1, H2, H3…): elementos HTML usados para definir títulos e subtítulos em um página.
  • URLs amigáveis: endereços de web otimizados para serem facilmente lidos por pessoas e mecanismos de busca.
  • Imagens otimizadas: arquivos ajustados em tamanho, formato e qualidade para carregar rapidamente e melhorar a experiência.
  • Velocidade da página: tempo que uma leva para carregar completamente a página no navegador.
  • Responsividade: capacidade de se adaptar e funcionar corretamente em diferentes dispositivos e tamanhos de tela.
  • Links internos: hiperlinks que direcionam para outras páginas dentro do mesmo domínio.
  • Links de saída: hiperlinks que direcionam de um domínio para outro.
  • SSL/HTTPS: certificado de segurança que garante uma conexão segura (HTTPS) durante a navegação.
  • Schema Markup: código que descreve os elementos importantes do seu site em uma linguagem que os mecanismos de pesquisa compreendem.
  • Conteúdo multimídia: toda combinação de texto, áudio, vídeo, imagens e animações destinada a enriquecer a experiência.
  • Social Sharing Buttons: botões em páginas que facilitam o compartilhamento da informação nas suas redes sociais.
  • Comentários e Interação: formas dos usuários de deixar feedback e se engajar diretamente com o conteúdo.
  • Bloco de conteúdo acima da dobra: área visível antes da primeira rolagem de tela.
  • Otimização para voz: adaptação do conteúdo para melhorar seu desempenho em pesquisas por voz.
  • Estrutura de navegação: desenvolvimento de um projeto que resulta em uma experiência fluida.
  • Conteúdo de qualidade: informações precisas, relevantes e inteligíveis que fornecem valor ao público.
  • Densidade de palavras-chave: porcentagem que uma palavra-chave específica ou frase ocupa dentro do texto total de uma página.
  • Texto âncora descritivo: textos interativos  e visíveis que aparecem em um link de forma descritiva.
  • Palavras-chave de cauda longa (Long-tail Keywords): formas de busca específicas e mais longas que visam atingir um público-alvo mais segmentado.
  • Idade da página: se refere ao tempo desde que uma página web foi publicada ou atualizada pela última vez.

Como Desenvolver uma Estratégia de On-Page SEO

Após te apresentarmos os fatores, iremos te ajudar a organizar em grupos menores para que garanta que todas as principais áreas foram analisadas e seu projeto está otimizado:

  • Otimização de conteúdo: garanta que seus textos seguem as diretrizes E-E-A-T (Experiência, Expertise, Autoridade e Confiabilidade) e seus vídeos e imagens possuem nomes e tag alt descritivas com palavras chave.
  • Otimização de performance: garanta que o tempo de carregamento e as interações dos usuários com as páginas sejam agradáveis e atendam suas expectativas.
  • Otimização de segurança: garanta que seu ambiente é confiável para navegação da sua audiência.
  • Otimização de acessibilidade: garanta que pessoas com diferentes necessidades consigam ter uma experiência igualmente satisfatória. 
  • Otimização de responsividade: garanta que seu projeto poderá ser acessado em qualquer dispositivo com o mesmo nível de experiência.
  • Otimização HTML e Dados Estruturados: garanta que o seu código está semanticamente correto, suas tags preenchidas com palavras-chave alinhadas com a estratégia de SEO e todos os dados úteis sinalizados com a marcação do schema.org

O que Não Fazer no SEO On-Page

Para garantir que está no caminho certo, separamos alguns pontos que quando aplicados prejudicam sua estratégia:

  • Excesso de otimização: a utilização da mesma palavra-chave desde a URL e tags até o conteúdo da páginas.
  • Conteúdo duplicado: grande semelhança ou cópia literal de outras páginas já rastreadas pelos buscadores, seja do próprio domínio ou de outro.
  • Ignorar dados estruturados: não marcação via schema.org de elementos da página e seu conteúdo capazes de enriquecer a compreensão pelos algoritmos
  • Negligenciar a mobile-friendliness: não garantir que a versão mobile, prioritária na indexação, tenha uma experiência tão satisfatória quanto a desktop.

Conclusão

O impacto das otimizações On-Page é inquestionável em qualquer projeto de SEO. Se você entende que uma estratégia bem sucedida precisa desenvolver os pilares de conteúdo, tecnologia, autoridade e experiência, percebe agora a importância dessas melhorias.

Elaboramos esse conteúdo para te ajudar na compreensão desses conceitos, práticas e correlação com as outras áreas de SEO. Aprofunde seu conhecimento com os outros materiais elaborados pela Rankme.

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