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E-E-A-T e SEO: Entenda a Diretriz do Google

Dados do Autor e da Publicação


Profissionais de SEO já incluem em suas análises as diretrizes de E-E-A-T há algum tempo, por mais que seja um assunto com atualizações recentes.

Agora, se esse conceito é uma novidade para você, não se preocupe. Nesse conteúdo abordaremos sobre:


Antes de Começar

Caso tenha dúvidas, aprofunde seus conhecimentos em SEO, do básico ao avançado, e saiba tudo sobre cada termo técnico.


O que é E-E-A-T (Expertise, Authority, Trust and Experience)

EEAT é a sigla para Expertise, Experiência, Autoridade e Confiabilidade. Essas são as principais diretrizes do Google para a construção de um conteúdo relevante para a sua audiência.

Especialização (Expertise)

Demonstre que o conteúdo é produzido por especialistas. O seu público espera que as informações sejam respondidas de forma clara e confiável.

Experiência (Experience)

A última letra a ser inserida na sigla E-A-T em 2022 indica a preocupação de que os conteúdos sejam escritos por pessoas com experiência prática ou envolvimento pessoal com o tema.

Autoridade (Authority)

Ser autoridade significa ter credibilidade. Em outras palavras, não basta ser especialista, você precisa ser reconhecido como uma autoridade no assunto, sendo capaz de influenciar pessoas.

Confiabilidade (Trust)

Confiabilidade é a garantia de que seu conteúdo, ainda que escrito por um especialista e referência no tema, é seguro e confiável. Em cada palavra, link e fonte citada, a confiança é reafirmada.

Qual a sua Importância

O E-E-A-T foi criado para garantir que os resultados de busca sejam mais seguros e confiáveis. Quem cria um conteúdo precisa se preocupar não só com a qualidade, mas com a expertise, experiência, autoridade e confiança gerada para sua audiência.

E-E-A-T no YMYL

Os conteúdos capazes de influenciar diretamente nas finanças, saúde ou segurança das pessoas são classificados como “Your Money Your Life” (YMYL).

O Google é ainda mais exigente quando falamos em construir o E-E-A-T para conteúdos relacionados ao YMYL. Afinal de contas, são questões delicadas, que podem influenciar o comportamento e a vida de um grande número de pessoas.

Como Melhorar o E-E-A-T

Ainda não existem ferramentas para analisar um E-E-A-T bem implantado, mas conseguimos detalhar quais ações fazem a diferença em um projeto de conteúdo com expertise, experiência, autoridade e confiança.

  • Inclua estatísticas relevantes: números são formas de atestar sua credibilidade, complementando sua autoridade e expertise. Ao incluir estatísticas relevantes no seu conteúdo, você reforça seu compromisso com a precisão e veracidade das suas informações.
  • Referencie autoridades: ao citar especialistas reconhecidos e fontes confiáveis, você fortalece seus argumentos para os leitores, reforçando a visão de confiança sobre o seu conteúdo.
  • Promova reviews e comentários: abrir espaço para avaliações permite que pessoas com vivência prática contribuam na construção do conteúdo produzido. Perceba que o elemento Experiência pode ser alcançado ainda que o autor da página não tenha essa qualidade.
  • Obtenha reconhecimento de fontes respeitadas: a validação externa da comunidade reforça sua autoridade, afinal de contas não basta ser o melhor, é preciso ser reconhecido dessa forma. Para isso, participe ativamente de fóruns, interaja em outras publicações, publique materiais em redes sociais em portais relevantes do seu segmento.
  • Mantenha suas páginas e domínio seguro: a segurança interfere na sua confiabilidade. O material, portanto, não pode ser um meio para falhas de segurança ou ações maliciosas.
  • Construa provas sociais: as interações das pessoas com os conteúdos nas redes sociais servem como um termômetro da sua autoridade. Esses feedbacks e resenhas agem como demonstrações do valor que você tem para sua comunidade.
  • Crie conteúdos de qualidade: seja original, útil e escreva para a sua audiência. Não para os algoritmos.
  • Crie uma página para o autor: forneça informações relevantes sobre ele, sua autoridade, sua experiência e sua expertise.
  • Estimule a interação dos autores:  a comunidade precisa estar em contato com seus autores para aumentar sua reputação.
  • Construa backlinks de qualidade: assim você aumenta a autoridade das suas páginas e domínio.
  • Mantenha seus conteúdos atualizados: revise sempre que possível seu conteúdo e o mantenha atualizado.
  • Siga as diretrizes do Google: atenda ao máximo cada uma das diretrizes e não utilize técnicas de Gray ou Black Hat. A concorrência está cada vez maior e a qualidade do conteúdo sempre será um diferencial.

Será que Funciona como Fator de Ranqueamento

“It’s not a ranking factor. It’s not a thing that’s going to factor into other factors.”

Danny Sullivan 

O E-E-A-T pode influenciar o SEO mesmo sem ser considerado um fator de ranqueamento. Isso porque um conteúdo de qualidade gera compartilhamentos e backlinks de forma natural e orgânica.


Perceba que o E-E-A-T influencia indiretamente outras estratégias que auxiliam o ranqueamento como o Link Building e os Sinais Sociais.


Conclusão

Começamos esse conteúdo ressaltando a importância do E-E-A-T para garantir a qualidade e confiabilidade das informações apresentadas aos usuários, especialmente em áreas sensíveis, conforme exigido pelo YMYL. 

Essas diretrizes são fundamentais para atender às demandas do Google, que valoriza cada vez mais isso, diante de um cenário de aumento de fake news e conteúdos de baixa qualidade gerados por inteligência artificial.

Não se esqueça que a interação com o público é essencial para construir uma imagem de especialista e autoridade.

Até a próxima!