Profissionais de SEO já incluem em suas análises as diretrizes de E-E-A-T há algum tempo, por mais que seja um assunto com atualizações recentes.
Agora, se esse conceito é uma novidade para você, não se preocupe. Nesse conteúdo abordaremos sobre:
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Profissionais de SEO já incluem em suas análises as diretrizes de E-E-A-T há algum tempo, por mais que seja um assunto com atualizações recentes.
Agora, se esse conceito é uma novidade para você, não se preocupe. Nesse conteúdo abordaremos sobre:
Caso tenha dúvidas, aprofunde seus conhecimentos em SEO, do básico ao avançado, e saiba tudo sobre cada termo técnico.
EEAT é a sigla para Expertise, Experiência, Autoridade e Confiabilidade. Essas são as principais diretrizes do Google para a construção de um conteúdo relevante para a sua audiência.
Demonstre que o conteúdo é produzido por especialistas. O seu público espera que as informações sejam respondidas de forma clara e confiável.
A última letra a ser inserida na sigla E-A-T em 2022 indica a preocupação de que os conteúdos sejam escritos por pessoas com experiência prática ou envolvimento pessoal com o tema.
Ser autoridade significa ter credibilidade. Em outras palavras, não basta ser especialista, você precisa ser reconhecido como uma autoridade no assunto, sendo capaz de influenciar pessoas.
Confiabilidade é a garantia de que seu conteúdo, ainda que escrito por um especialista e referência no tema, é seguro e confiável. Em cada palavra, link e fonte citada, a confiança é reafirmada.
O E-E-A-T foi criado para garantir que os resultados de busca sejam mais seguros e confiáveis. Quem cria um conteúdo precisa se preocupar não só com a qualidade, mas com a expertise, experiência, autoridade e confiança gerada para sua audiência.
Os conteúdos capazes de influenciar diretamente nas finanças, saúde ou segurança das pessoas são classificados como “Your Money Your Life” (YMYL).
O Google é ainda mais exigente quando falamos em construir o E-E-A-T para conteúdos relacionados ao YMYL. Afinal de contas, são questões delicadas, que podem influenciar o comportamento e a vida de um grande número de pessoas.
Ainda não existem ferramentas para analisar um E-E-A-T bem implantado, mas conseguimos detalhar quais ações fazem a diferença em um projeto de conteúdo com expertise, experiência, autoridade e confiança.
“It’s not a ranking factor. It’s not a thing that’s going to factor into other factors.”
O E-E-A-T pode influenciar o SEO mesmo sem ser considerado um fator de ranqueamento. Isso porque um conteúdo de qualidade gera compartilhamentos e backlinks de forma natural e orgânica.
Perceba que o E-E-A-T influencia indiretamente outras estratégias que auxiliam o ranqueamento como o Link Building e os Sinais Sociais.
Começamos esse conteúdo ressaltando a importância do E-E-A-T para garantir a qualidade e confiabilidade das informações apresentadas aos usuários, especialmente em áreas sensíveis, conforme exigido pelo YMYL.
Essas diretrizes são fundamentais para atender às demandas do Google, que valoriza cada vez mais isso, diante de um cenário de aumento de fake news e conteúdos de baixa qualidade gerados por inteligência artificial.
Não se esqueça que a interação com o público é essencial para construir uma imagem de especialista e autoridade.
Até a próxima!