Esse tema pode parecer complexo para você que está lendo pela primeira vez sobre, e de fato é! Mas com nossa experiência de anos no mercado, desenvolvemos uma lista detalhada e direto ao ponto com principais áreas de otimização:
Arquitetura de Domínio e URLs
Primeiramente, verifique a necessidade de criar subdomínios ou subpastas, além de determinar quantos níveis de URL serão produzidos pela arquitetura que está sendo planejada. Sendo assim, não esqueça que os subdomínios não herdam muita autoridade do domínio principal e que os buscadores aconselham contra a utilização de mais de 3 níveis de URL.
Além disso, dê preferência por links curtos, amigáveis e com palavras-chave. Faça isso de forma organizada para que fique clara qual hierarquia entre eles.
Dessa forma, você garante a boa avaliação de sua estrutura de domínio e URLs pelos buscadores, além de aproveitar a autoridade do domínio da melhor forma.
Segurança
Garanta que a infraestrutura de servidor segue as boas práticas de segurança, com senhas fortes, auditorias, firewall adequado e autenticações.
Em segundo lugar, implemente também um protocolo seguro (HTTPS) em seu domínio para proteger a transmissão de dados das pessoas, o que aumentará a confiança delas.
Garanta que os links e arquivos utilizem sempre protocolo seguro (https://), especialmente quando fazem referência para outros domínios, os quais devem ser sempre confiáveis.
Rastreabilidade
Elabore um arquivo robots.txt que defina claramente quais páginas devem ou não ser analisadas. Em paralelo, crie um sitemap.xml seguindo as diretrizes dos buscadores e atualizado, apenas com páginas relevantes para indexação.
Promova uma estratégia de linkagem interna para todas as páginas relevantes e corrija todos os problemas que impactam o rastreamento, como ausência de robots metatag e links com erro 4XX e redirecionados.
Dessa forma, garantirá que os buscadores não desperdicem processamento (crawlability), rastreando apenas URLs relevantes.
Indexação
Garanta que todas as páginas importantes sejam acessíveis para os motores de busca, recebendo linkagens e que não estejam com desindexação definida pela robots metatag.
Monitore a resposta HTTP enviada por suas páginas para garantir que todas as desejadas possam ser indexadas sem problemas.
Disponibilidade
Monitore e corrija erros 5XX para garantir que seu domínio esteja sempre disponível para o público e os motores de busca. A estabilidade é essencial para uma boa experiência do usuário e percepção dos algortimos.
Performance de Carregamento
Otimize a velocidade do seu projeto, isso é muito importante para a experiência do usuário e percepção dos algoritmos.
Porém tenha em mente que existem diversas métricas relacionadas à performance (Core Web Vitals), não basta renderizar os primeiros elementos de forma ágil.
Semântica de HTML
Use tags HTML semânticas para estruturar seu conteúdo de forma clara, melhorando a acessibilidade e ajudando os motores de busca a entender a hierarquia e a relevância do conteúdo do seu site.
Mobile Friendly
Faça com que seu projeto seja acessado na versão mobile sem prejuízos à navegação. Afinal, o Google, principal buscador, prioriza a versão móvel para indexação de dados e análise dos fatores de ranqueamento.
Dados Estruturados
Implemente dados estruturados para que os motores de busca entendam o contexto do seu conteúdo, além de serem utilizados em formato de destaque da SERP, contribuindo para aumento de seu CTR e visibilidade.
O vocabulário do schema.org e a documentação do Google são os seus maiores aliados.
Gestão de Conteúdos Duplicados
Primeiramente, não faça conteúdos duplicados ou com grande semelhança a outros já rastreados.
Reescreva ou remova os conteúdos menos relevantes já produzidos, criando um redirecionamento (301) para o conteúdo que permanecer ativo.
Não sendo possível excluir, é possível fazer uso da tag canonical para impedir qualquer penalização.
Otimização de Imagens
Nomeie as imagens com palavras-chave e utilize o atributo alt para auxiliar nesse processo descritivo. Além disso, otimize o tamanho (compressão), o formato (png, gif, jpeg, webp) e garanta que estejam dimensionadas corretamente para a renderização.
Compatibilidade entre Navegadores
Certifique que seu domínio funciona corretamente em todos os principais navegadores, corrigindo problemas de compatibilidade para garantir uma experiência de usuário consistente.