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SEO Técnico: Simplificado e Prático

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Especialistas do nosso segmento sabem que, embora abrangente, as otimizações técnicas são fundamentais para o sucesso de um projeto de SEO.

Se o SEO Técnico ainda é novo ou nunca fez sentido para você, não se preocupe. Neste artigo vamos falar sobre tudo o que precisa saber desse tema, seguindo os pontos abaixo:


Antes de Começar

Caso tenha dúvidas, aprofunde seus conhecimentos em SEO, do básico ao avançado, e saiba tudo sobre cada termo técnico.


O que é SEO Técnico

SEO Técnico é o conjunto de otimizações para garantir que seu projeto seja encontrado, rastreado e indexado, além de proporcionar uma navegação performática, acessível e segura para rastreadores e visitantes.

Por que é Tão Importante

Como já esclarecemos para você, essa área de otimização é fundamental para garantir que os buscadores consigam fazer funções básicas. Sem o SEO Técnico seu projeto sequer poderia ser encontrado pelos algoritmos e, com isso, todas as próximas etapas estariam comprometidas.

Quer saber mais sobre o funcionamento do algoritmo do Google, leia aqui o material completo sobre!

Mas não se engane, sua importância também está em garantir a otimização de fatores de ranqueamento do pilar de experiência, um dos mais valorizados nos últimos anos.

Como Melhorar o SEO Técnico?

Esse tema pode parecer complexo para você que está lendo pela primeira vez sobre, e de fato é! Mas com nossa experiência de anos no mercado, desenvolvemos uma lista detalhada e direto ao ponto com principais áreas de otimização:

Arquitetura de Domínio e URLs

Primeiramente, verifique a necessidade de criar subdomínios ou subpastas, além de determinar quantos níveis de URL serão produzidos pela arquitetura que está sendo planejada. Sendo assim, não esqueça que os subdomínios não herdam muita autoridade do domínio principal e que os buscadores aconselham contra a utilização de mais de 3 níveis de URL.

Além disso, dê preferência por links curtos, amigáveis e com palavras-chave. Faça isso de forma organizada para que fique clara qual hierarquia entre eles.

Dessa forma, você garante a boa avaliação de sua estrutura de domínio e URLs pelos buscadores, além de aproveitar a autoridade do domínio da melhor forma.

Segurança

Garanta que a infraestrutura de servidor segue as boas práticas de segurança, com senhas fortes, auditorias, firewall adequado e autenticações.

Em segundo lugar, implemente também um protocolo seguro (HTTPS) em seu domínio para proteger a transmissão de dados das pessoas, o que aumentará a confiança delas.

Garanta que os links e arquivos utilizem sempre protocolo seguro (https://), especialmente quando fazem referência para outros domínios, os quais devem ser sempre confiáveis.

Rastreabilidade

Elabore um arquivo robots.txt que defina claramente quais páginas devem ou não ser analisadas. Em paralelo, crie um sitemap.xml seguindo as diretrizes dos buscadores e atualizado, apenas com páginas relevantes para indexação.

Promova uma estratégia de linkagem interna para todas as páginas relevantes e corrija todos os problemas que impactam o rastreamento, como ausência de robots metatag e links com erro 4XX e redirecionados.

Dessa forma, garantirá que os buscadores não desperdicem processamento (crawlability), rastreando apenas URLs relevantes.

Indexação

Garanta que todas as páginas importantes sejam acessíveis para os motores de busca, recebendo linkagens e que não estejam com desindexação definida pela robots metatag. 

Monitore a resposta HTTP enviada por suas páginas para garantir que todas as desejadas possam ser indexadas sem problemas.

Disponibilidade

Monitore e corrija erros 5XX para garantir que seu domínio esteja sempre disponível para o público e os motores de busca. A estabilidade é essencial para uma boa experiência do usuário e percepção dos algortimos.

Performance de Carregamento

Otimize a velocidade do seu projeto, isso é muito importante para a experiência do usuário e percepção dos algoritmos. 

Porém tenha em mente que existem diversas métricas relacionadas à performance (Core Web Vitals), não basta renderizar os primeiros elementos de forma ágil.

Semântica de HTML

Use tags HTML semânticas para estruturar seu conteúdo de forma clara, melhorando a acessibilidade e ajudando os motores de busca a entender a hierarquia e a relevância do conteúdo do seu site.

Mobile Friendly

Faça com que seu projeto seja acessado na versão mobile sem prejuízos à navegação. Afinal, o Google, principal buscador, prioriza a versão móvel para indexação de dados e análise dos fatores de ranqueamento.

Dados Estruturados

Implemente dados estruturados para que os motores de busca entendam o contexto do seu conteúdo, além de serem utilizados em formato de destaque da SERP, contribuindo para aumento de seu CTR e visibilidade.

O vocabulário do schema.org e a documentação do Google são os seus maiores aliados.

Gestão de Conteúdos Duplicados

Primeiramente, não faça conteúdos duplicados ou com grande semelhança a outros já rastreados.

Reescreva ou remova os conteúdos menos relevantes já produzidos, criando um redirecionamento (301) para o conteúdo que permanecer ativo.

Não sendo possível excluir, é possível fazer uso da tag canonical para impedir qualquer penalização.

Otimização de Imagens

Nomeie as imagens com palavras-chave e utilize o atributo alt para auxiliar nesse processo descritivo. Além disso, otimize o tamanho (compressão), o formato (png, gif, jpeg, webp) e garanta que estejam dimensionadas corretamente para a renderização.

Compatibilidade entre Navegadores

Certifique que seu domínio funciona corretamente em todos os principais navegadores, corrigindo problemas de compatibilidade para garantir uma experiência de usuário consistente.

Não Faça Black Hat

Depois que implementar as otimizações que citamos, é possível que tente ir além e viole alguma diretriz dos buscadores, utilizando práticas que são conhecidas como Black Hat.

Mas caso queira saber mais detalhes leia aqui tudo o que precisa saber sobre Black Hat!

Para que você não corra riscos, selecionamos as mais comuns para você evitar qualquer penalização:

Links Ocultos

  • O que é: links não visíveis para os visitantes, de forma que somente os mecanismos de busca possam rastrear.
  • Por que é penalizado: interfere artificialmente no pilar de autoridade com o aumento de linkagem interna, sem gerar qualquer ganho de experiência para o usuário.

Abuso de Dados Estruturados

  • O que é: marcação de informações incorretas ou enganosas via dados estruturados.
  • Por que é penalizado: interfere na compreensão da estrutura de página pelos buscadores, criando destaques falsos na SERP e prejudicando a experiência do usuário.

Doorway Pages

As Doorway Pages são criadas com a intenção de melhorar a classificação nos mecanismos de busca mesmo oferecendo um conteúdo sem qualidade ou até malicioso para o leitor. Para esse objetivo, duas técnicas muito comuns são utilizadas:

  • Cloaking
    • O que é: conteúdos diferentes são apresentados por uma mesma página para os mecanismos de busca e para o público.
    • Por que é penalizado: os fatores que determinam o ranqueamento são analisados em componentes diferentes daqueles visualizados pelo usuário.
  • Sneaky Redirects
    • O que é: os usuários são direcionados a uma página sem relevância enquanto os mecanismos de busca são direcionados a uma página otimizada.
    • Por que é penalizado: a análise dos fatores que influenciam o ranqueamento ocorre em um ambiente diferente daquele em que o usuário navega.

Como Aprofundar seus conhecimentos para SEO Técnico

Para que consiga ir além na aplicação do SEO Técnico, separamos algumas documentações e diretrizes que se respeitadas garantirão que seu projeto estará dentro das boas práticas de nossa comunidade:

W3C & WC3 Schools

A World Wide Web Consortium (W3C) tem como objetivo definir os web standards, isto é, um modelo consistente e harmonioso de como devemos construir as aplicações web. Dessa forma, contribui para criarmos consensos e padrões de desenvolvimento, com a qualidade comprovada e garantida.

WhatWG

Semelhante a W3C, a WhatWG (Web Hypertext Application Technology Working Group) é uma comunidade dedicada exclusivamente a evoluir e garantir o uso adequado do HTML e as tecnologias relacionadas. Promove padrões com qualidade comprovada.

Schema.org

A missão da comunidade Schema.org é criar, manter e promover os esquemas para dados estruturados na internet, o que vai muito além de blogs e e-commerces, podendo ser aplicado até mesmo em mensagens de email. Dessa forma, ajuda na construção de um ambiente mais rico e de fácil compreensão pelos rastreadores.

Can I Use

O Can I Use fornece dados sobre a compatibilidade de recursos entre os diversos navegadores. Ele é vital para garantir que as funcionalidades e os elementos do seu site funcionem corretamente em todos eles.

Utilize Ferramentas para Otimizar suas Análises

É importante que conheça alguns softwares de mercado que irão te ajudar na análise das estratégias de SEO Técnico.

Portanto, separamos aqueles que serão fundamentais para qualquer projeto e indicamos suas principais funções ligadas ao SEO Técnico:

Google Search Console

O Google Search Console traz diversas ferramentas e relatórios com informações valiosas sobre a diversos aspectos da tecnologia da sua propriedade:

  • Relatório de problemas de segurança
  • Relatório de ações manuais do Google
  • Relatórios de indexação
  • Relatório de sitemaps
  • Relatório de robots.txt
  • Relatório de rastreamento
  • Relatórios de experiência
  • Relatório de Core Web Vitals
  • Relatório de status de pesquisa aprimorada
  • Ferramenta de remoção de URLs
  • Ferramenta de inspeção de URL
  • Ferramenta de alteração de endereço

PageSpeed Insights e Lighthouse

PageSpeed Insights e Lighthouse são ferramentas desenvolvidas pelo Google para avaliar a performance de páginas web, fornecendo métricas e insights sobre o que está impactando cada uma delas, tanto no desktop quanto no mobile.

Métricas PSI:

  • Largest Contentful Paint (LCP)
  • Interaction to Next Paint (INP)
  • Cumulative Layout Shift (CLS)
  • First Contentful Paint (FCP)
  • First Input Delay (FID)
  • Time to First Byte (TTFB)

Métricas Lighthouse:

  • Desempenho
  • Acessibilidade
  • Práticas recomendadas
  • SEO
  • PWA

Semrush

Semrush é uma ferramenta versátil para várias áreas de otimização, pensando no SEO Técnico os seus relatórios são:

  • Site Audit (auditoria)
  • On-Page SEO Checker
  • Log File Analyzer (crawlability)

Teste de Pesquisa Aprimorada

O Teste de Pesquisa Aprimorada do Google analisa diversas informações sensíveis de qualquer URL rastreável, de forma resumida são elas:

  • Implementação de dados estruturados
  • Data e forma de rastreamento
  • Indexação
  • Código renderizado
  • Status do carregamento de recursos
  • Captura de tela pelo rastreador
  • Resposta HTTP
  • Mensagens do console JavaScript

Screaming Frog

Screaming Frog é extremamente poderoso, especialmente por sua capacidade de rastreamento e apresentação de métricas sobre essa raspagem de dados. Analisamos sua documentação e encontramos mais de 20 áreas de análise.

Acesse aqui a lista completa, mas separamos as mais relevantes para você que está preocupado com o SEO Técnico:

  • Resposta HTTP
  • Segurança
  • URL
  • Imagens
  • Canonical
  • Diretivas Robots
  • JavaScript
  • Sitemaps
  • PageSpeed
  • Search Console
  • Validação HTML

Conclusão

Por fim, a criticidade de garantir que um projeto seja rastreado e indexado é fundamental para o sucesso do SEO. Assim, é imprescindível que domine as otimizações técnicas e garanta também um produto acessível, performático e seguro.

A parte técnica do SEO é um assunto extenso e temido por muitos profissionais, mas agora você já é capaz de se diferenciar no mercado.

Esperamos assim, ter desmistificado o SEO Técnico de uma vez por todas!

Conte conosco, porque só o primeiro lugar interessa!