Um analista de SEO já sabe que a autoridade de um domínio é um indicador importante a ser acompanhado.
Agora se você ainda não entende como funciona o Domain Authority, fique tranquilo. Neste conteúdo vou te mostrar tudo que precisa saber sobre:
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Um analista de SEO já sabe que a autoridade de um domínio é um indicador importante a ser acompanhado.
Agora se você ainda não entende como funciona o Domain Authority, fique tranquilo. Neste conteúdo vou te mostrar tudo que precisa saber sobre:
Caso tenha dúvidas, aprofunde seus conhecimentos em SEO, do básico ao avançado, e saiba tudo sobre cada termo técnico.
O Domain Authority, também chamado de DA, é um indicador que varia em uma escala de 1 a 100 e tem por objetivo avaliar o quão relevante é o seu domínio na internet. Ele funciona como um “termômetro” de qualidade geral para um projeto de SEO.
O DA oferece uma visão comparativa da autoridade de um domínio em relação aos seus concorrentes e isso ajuda a entender o quão bem ou mal você está posicionado nas SERPs.
Apesar de ser usado principalmente para comparações dentro de um nicho, a autoridade de um domínio também pode ser usada para comparação entre concorrentes que não estão diretamente no seu segmento, mas são grandes a ponto de concorrer com você.
Fica mais fácil de entender o impacto disso quando analisamos a relevância que os grandes portais de conteúdo e marketplaces apresentam nos resultados de busca. Globo.com, Mercado Livre e Wikipedia são exemplos que acumulam milhares de backlinks apontados para seus domínios.
O Google jura que não usa o Domain Authority como fator de ranqueamento, mas pela nossa experiência, há uma grande correlação entre domínios com grande autoridade e uma maior facilidade e velocidade na indexação de novas páginas e conteúdos.
O cálculo é um processo complexo feito pelos algoritmos de algumas ferramentas de SEO. De forma prática, três grandes fatores são levados em consideração:
Existem várias ferramentas disponíveis para medir a autoridade de um domínio e elas são essenciais para qualquer projeto de SEO. Separei abaixo as 3 principais utilizadas no nosso mercado:
O MOZ é uma das ferramentas mais antigas do mercado e foi responsável pela criação do termo Domain Authority. É reconhecido por ter uma base de dados muito sólida e robusta.
Recentemente o MOZ criou o Domain Authority 2.0 com o objetivo de melhorar ainda mais a precisão desse indicador.
Essa ferramenta é disponibilizada de forma gratuita, mas restrita, para a análise de DA, PA e outros indicadores através do Free Domain Authority Checker.
O SEMRush aborda o mesmo conceito de autoridade utilizando a métrica Authority Score (AS). Seu algoritmo leva em consideração quase os mesmos indicadores que o MOZ, por exemplo.
Hoje, o SEMRush não disponibiliza de forma gratuita uma ferramenta para análise do Authority Score, mas oferece outros indicadores através SEO Toolkit.
Já o Ahrefs, utiliza o termo Domain Rating (DR) e, apesar de similar às soluções anteriores, sua documentação fala sobre uma análise mais densa em relação a quantidade e qualidade da linkagem interna e dos backlinks.
Para quem trabalha há muito tempo com o SEO, sabe que o Ahrefs sempre foi reconhecido ao longo da sua história como a melhor e mais refinada ferramenta para contagem de links e suas respectivas variações: dofollow, nofollow, sponsored, ugc.
O Ahrefs disponibiliza uma ferramenta gratuita para análise do Domain Rating, dentre outras métricas, é a Free SEO Tools.
Agora que já abordamos os principais conceitos, chegou a hora de descobrir as formas de melhorar esse indicador no seu projeto de SEO. É importante salientar que nada acontece da noite para o dia. É preciso paciência. E nas palavras dos especialistas:
“A melhor forma de interferir na métrica de Autoridade do Domínio é melhorar a saúde de SEO do site como um todo, focando especialmente na quantidade e qualidade dos links externos apontados para o seu site.”
Separei abaixo uma lista de estratégias que vão te ajudar nesse objetivo:
Ficou fácil perceber que o Domain Authority é um indicador super importante para acompanharmos em um projeto de SEO.
Entender os fatores que influenciam o DA e investir em estratégias a longo prazo são passos fundamentais para melhorar a classificação do domínio e das suas páginas nas SERPs.
Utilize sempre ferramentas confiáveis para monitorar constantemente as suas métricas!