Domain Authority: Importância e Estratégias | RANKME

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Domain Authority: O que é, Importância e Como Aumentar

Dados do Autor e da Publicação


Um analista de SEO já sabe que a autoridade de um domínio é um indicador importante a ser acompanhado.

Agora se você ainda não entende como funciona o Domain Authority, fique tranquilo. Neste conteúdo vou te mostrar tudo que precisa saber sobre:


Antes de Começar

Caso tenha dúvidas, aprofunde seus conhecimentos em SEO, do básico ao avançado, e saiba tudo sobre cada termo técnico.


O que é Domain Authority

O Domain Authority, também chamado de DA, é um indicador que varia em uma escala de 1 a 100 e tem por objetivo avaliar o quão relevante é o seu domínio na internet. Ele funciona como um “termômetro” de qualidade geral para um projeto de SEO.

A Importância do DA

O DA oferece uma visão comparativa da autoridade de um domínio em relação aos seus concorrentes e isso ajuda a entender o quão bem ou mal você está posicionado nas SERPs.

Apesar de ser usado principalmente para comparações dentro de um nicho, a autoridade de um domínio também pode ser usada para comparação entre concorrentes que não estão diretamente no seu segmento, mas são grandes a ponto de concorrer com você. 

Fica mais fácil de entender o impacto disso quando analisamos a relevância que os grandes portais de conteúdo e marketplaces apresentam nos resultados de busca. Globo.com, Mercado Livre e Wikipedia são exemplos que acumulam milhares de backlinks apontados para seus domínios.

O Google jura que não usa o Domain Authority como fator de ranqueamento, mas pela nossa experiência, há uma grande correlação entre domínios com grande autoridade e uma maior facilidade e velocidade na indexação de novas páginas e conteúdos.

Como o DA é Calculado

O cálculo é um processo complexo feito pelos algoritmos de algumas ferramentas de SEO. De forma prática, três grandes fatores são levados em consideração:

  1. A quantidade de backlinks que apontam para o seu domínio; 
  2. A qualidade dos domínios e backlinks referenciados; 
  3. A comparação entre os principais concorrentes do seu segmento.

Existem várias ferramentas disponíveis para medir a autoridade de um domínio e elas são essenciais para qualquer projeto de SEO. Separei abaixo as 3 principais utilizadas no nosso mercado:

MOZ

O MOZ é uma das ferramentas mais antigas do mercado e foi responsável pela criação do termo Domain Authority. É reconhecido por ter uma base de dados muito sólida e robusta.

Recentemente o MOZ criou o Domain Authority 2.0 com o objetivo de melhorar ainda mais a precisão desse indicador.

Essa ferramenta é disponibilizada de forma gratuita, mas restrita, para a análise de DA, PA e outros indicadores através do Free Domain Authority Checker.

Semrush

O SEMRush aborda o mesmo conceito de autoridade utilizando a métrica Authority Score (AS). Seu algoritmo leva em consideração quase os mesmos indicadores que o MOZ, por exemplo.

Hoje, o SEMRush não disponibiliza de forma gratuita uma ferramenta para análise do Authority Score, mas oferece outros indicadores através SEO Toolkit.

Ahrefs

Já o Ahrefs, utiliza o termo Domain Rating (DR) e, apesar de similar às soluções anteriores, sua documentação fala sobre uma análise mais densa em relação a quantidade e qualidade da linkagem interna e dos backlinks.

Para quem trabalha há muito tempo com o SEO, sabe que o Ahrefs sempre foi reconhecido ao longo da sua história como a melhor e mais refinada ferramenta para contagem de links e suas respectivas variações: dofollow, nofollow, sponsored, ugc.

O Ahrefs disponibiliza uma ferramenta gratuita para análise do Domain Rating, dentre outras métricas, é a Free SEO Tools.

Como Aumentar o Domain Authority

Agora que já abordamos os principais conceitos, chegou a hora de descobrir as formas de melhorar esse indicador no seu projeto de SEO. É importante salientar que nada acontece da noite para o dia. É preciso paciência. E nas palavras dos especialistas:

“A melhor forma de interferir na métrica de Autoridade do Domínio é melhorar a saúde de SEO do site como um todo, focando especialmente na quantidade e qualidade dos links externos apontados para o seu site.”

Meghan Pahinui, MOZ

Separei abaixo uma lista de estratégias que vão te ajudar nesse objetivo:

  • Construa conteúdos virais: busque temas relevantes e em alta no seu segmento, isso irá aumentar as chances de ser compartilhado e receber referência de toda a internet;
  • Promova seu conteúdo: faça seu conteúdo ser conhecido, seja ativo no seu nicho, e produza conteúdos incríveis para que os backlinks aconteçam naturalmente;
  • Estimule avaliações: encoraje clientes satisfeitos a deixar revisões positivas tanto no seu projeto quanto nas redes sociais e ferramentas externas de avaliação;
  • Aposte nos social signals: incentive compartilhamentos, likes e comentários nas redes sociais;
  • Invista em assessorias de imprensa digital especializada para SEO: busque por empresas que possam te ajudar a aparecer em portais do seu nicho e com alto DA;
  • Experimente o guest posting: escreva posts como convidado em domínios do seu nicho e crie referências para as páginas que deseja melhorar a autoridade. Cuidado com os exageros!
  • Compare o perfil de links com a concorrência: busque os domínios que fazem referência para seus concorrentes, com ajuda das ferramentas listadas, e invista na sua estratégia de backlinks;
  • Backlinks referenciados para páginas com erro: garanta que todas as referências de links feitas para o seu domínio apontem para URLs válidas. Caso identifique links quebrados faça as correções ou crie redirecionamentos;
  • Evite link spamming: foque em backlinks de qualidade e não apenas em quantidade, caso contrário são altas as chances de ser enquadrado em uma prática de Black Hat.

Conclusão

Ficou fácil perceber que o Domain Authority é um indicador super importante para acompanharmos em um projeto de SEO.

Entender os fatores que influenciam o DA e investir em estratégias a longo prazo são passos fundamentais para melhorar a classificação do domínio e das suas páginas nas SERPs.

Utilize sempre ferramentas confiáveis para monitorar constantemente as suas métricas!